terça-feira, julho 29, 2008

Conversa sobre um artigo do Expresso

Conversa animada com alguém que se diz dono da verdade.
Aquelas pessoas que praticamente representam deus na terra, gente fixe, acho eu!

Depois de um artigo paupérrimo do Expresso em que faziam uma entrevista a um ex-combatente israelita. Para ter a ideia da qualidade, o título era:
"Entrevista com ex-juiz militar israelita
A luta anti-terrorista de Israel é mais humanitária do que a dos EUA"
fantástico não?

então passo a apresentar o meu comentário inicial:

"fico revoltado com este Jornalismo. triste, tendencioso e horrendo.
É de quem não sabe, nunca estudou nada se não livros tendenciosos.
Convido-vos a ir à Palestina, aos campos de refugiados (das suas próprias terras onde nasceram) e ver os crimes contra a humanidade que diariamente acontecem.
Como é possível no Expresso haver este tipo de trabalhos?!!? como é possível? que horror."

a que obtive o comentário de um ou uma tal de "odisseia na terra":

"ISRAEL TEM DIREITO A DEFENDER-SE DE QUEM O PRETENDE DESTRUIR.

QUANTO A ESSA TIRADA ARMADO EM EXPERT RECOMENDO-TE QUE FALES COM QUEM VIVE EM COLONATOS OU PERTO DA FRONTEIRA E DEPOIS CONSTATARÁS O QUANTO EQUIVOCADO ESTÁS."

ao que respondi:

"Gosto do discurso de pessoas que são superiores a outras. Gosto do discurso da supremacia dos povos. Gosto de religiões absolutas. Gosto de gente ignorante e que defende tudo isto. sabes porquê? porque é tão fácil refutar! já estive em campos de refugiados, mas nem me vou estender em comentários porque há quem esteja fechado o suficiente para nem discutir. Os colonatos, como bem os descreveste, são habitados por colonos, que totalmente by chance não estão a habitar a terra de ninguém. Estão em territórios ocupados por seres humanos (não sei se sabes do que se trata) que eram um povo feliz e onde havia judeus, cristãos e muçulmanos em paz absoluta.. porque historicamente são povos que têm o mercado como forma de vida e por isso não se ganha em tempos de guerra. Mas com 1948, passou-se a ter um pseudo-estado superior e nefasto para os locais. Conheço familiares de muita gente que morreu durante a ocupação animal, e que até aos dias hoje professa o terror, que naturalmente quem é oprimido e já perdeu tudo... de cabeça perdida, sem mais sentido... naturalmente, responde. Podes falar com as pessoas desses colonatos, mas pergunta-lhes o que é que estão lá a fazer... pergunta só isso? a resposta é que eles são um povo superior e que aquela terra lhes foi prometida por deus. A minha resposta é: certo, exacto, era mesmo isso, façam então tudo o que for preciso para lograr com tão superiores motivos, que venha quem vier... mate-se quem se matar.. se logrará belicamente. És pequeno ou pequena, sabes... lê Noam Chomsky, procura pelo Rabbi Yosrael Weiss. Aprende e evolui. Pobre. Mas sabes... a culpa nem é tua, é do expresso que infelizmente ainda compra notícias como estas. A ignorância é vasta. Invistam na educação e trabalhem para a excelência, mas sobretudo... questionem e questionem-se."

e ao que ele respondeu em grande:

"Aquela terra é sagrada; foi dada por Deus ao povo judeu.מדינת ישראל‎

Tu que és tão dado ao relativismo fica com esta: os palestinianos pensaram que matavam os judeus עלייה e...têm levado porrada, muita porrada

Gostaste?

Por ISRAEL, tudo!"

depois disto já não consegui ir mais além. não tive coragem de desafiar the beast.

e é assim... jogamos jogos de guerra com humanos, comemos xadrêzes e fazemos história.

Sem comentários: